Estabelecer as normas para a realização do Campeonato Baiano de Triathlon Sprint 2019, visando assegurar o nivelamento das competições sancionadas pela Federação Baiana de Triathlon, FEBATRI, e facilitar a promoção de competições de Triathlon no Estado da Bahia.
Estão aptos a disputar o título de Campeão Baiano de 2019, todos os atletas regularizados com a FEBATRI.
Considerara-se regularizado o atleta na seguinte situação:
As competições de Triathlon são extenuantes e cabe aos atletas a responsabilidade por sua aptidão física e psicológica para realização de qualquer etapa do campeonato, assumindo a responsabilidade que consta no termo de concordância, presente na ficha de inscrição da competição. Este termo será válido para a respectiva etapa.
O Campeonato Baiano de Triathlon 2019 será disputado em 04(quatro) etapas durante o decorrer do ano.
Para o ranking 2019, serão válidos os três melhores resultados dentre as provas abaixo:
Obs.:
-
O atleta pontuará no ranking mesmo que haja desclassificação em alguma etapa do campeonato.
-
As distâncias das etapas serão: Sprint (750m / 20km / 5km).
*A data da 3ª etapa está confirmadas. Porém, poderá sofrer alterações que serão amplamente divulgadas com antecedência.
As etapas do Campeonato Baiano de 2019 serão divulgadas com antecedência mínima de 30 dias.
As inscrições para cada etapa do Campeonato Baiano de Triathlon 2019 deverão ser feitas através do site de inscriões, informado pela FEBATRI. Após a efetivação da inscrição, o atleta dará como ciente da existência e da concordância do regulamento. Os valores de inscrições para todas as categorias, serão informadas no site da FEBATRI e no próprio site de inscrição.
Estará em disputa os títulos de Campeão Baiano de Triathlon da categoria GERAL masculina e feminina, assim como, vice-campeão campeão e terceiro lugar. Será oferecido ainda o título de campeão, vice e terceiro lugar aos atletas das seguintes categorias por faixas etárias: 15 anos, 16-17 anos, 18-19 anos, 20-24 anos, 25-29 anos, 30- 34 anos, 35-39 anos, 40-44 anos, 45-49 anos, 50-54 anos, 55-59 anos e 60-64 anos, 65-69 e 70 anos acima, paratriathlon e MTB para ambos os sexos. Também será oferecido o título de campeão, vice-campeão e terceiro lugar para a categoria Militar masculina e feminina. Serão consideradas as idades dos atletas no dia 31/12 do ano de seu nascimento.
Cada etapa premiará todos os atletas que se classificarem até o 5° lugar na GERAL masculina e feminina, estes atletas receberão medalhas ou troféus. Os atletas que se classificarem até o 3° lugar nas categorias faixas etárias, paratriathlon e MTB, receberão medalhas e todos os atletas que completarem a prova, receberão medalhas de participação.
8.1. INDIVIDUAL:
Cada etapa pontuará os atletas nas categorias da seguinte forma:
a) A base de pontos será de 300 pontos e pontuam apenas os 10 primeiros colocados;
b) A base de pontos refere-se ao primeiro colocado. Para os demais atletas que pontuarem, diminui-se 7,5% da pontuação anterior com rolagem direta até o 10º lugar;
c) Os atletas que chegarem após o 10o lugar, receberão 100 pontos;
Ao final de todas as etapas do campeonato serão considerados os Campeões Baianos da GERAL masculina e feminina, seguidos do vice e terceiro lugares, os atletas que obtiverem a maior soma de pontos dos seus resultados durante o campeonato, receberão premiação de troféus ou medalhas. Como também nas respectivas categorias de faixa etária e Militar.
8.2 Categoria Revezamento:
1. Masculina – Todos os integrantes da equipe serão do sexo masculino.
2. Feminina – Todos os integrantes da equipe serão do sexo feminino, caso haja um integrante do sexo masculino, essa equipe passará a ser categoria masculina.
A categoria revezamento bem como a categoria open não contam pontos para o final do Campeonato Baiano de Triathlon 2019.
O Congresso Técnico é um evento obrigatório para os atletas e serão realizados anteriormente a cada etapa do campeonato.
Presidirá o congresso, um integrante da FEBATRI ou substituto designado, além de estarem presentes à mesa os membros da diretoria da FEBATRI, patrocinadores, autoridades coordenadores de arbitragem quando solicitados.
No congresso técnico serão apresentados e esclarecidos todos os detalhes da competição tais como: percurso, atenção às regras, alterações do regulamento e conduta dos atletas. Onde serão entregues os Kits de competição com: numeração oficial, touca (se houver) e convites para os cerimoniais (se houverem).
O atleta que não participar do congresso técnico não terá direito de “protocolar “ recurso epoderá sofrer penalidades.
São considerados árbitros da FEBATRI: o Diretor Técnico da FEBATRI (DT), o Coordenador de Arbitragem (CA), o Diretor da Prova (DP), e os Árbitros de Competição (AC) designados para a natação, transição, ciclismo, corrida, resultados, segurança e apoio.
Será formada a Comissão Disciplinar para situações especiais com os seguintes integrantes: Dois diretores, indicados pelo presidente ou substituto e um representante dos atletas.
A data e horario do check in das bicicletas será realizado no congresso técnico, sendo de responsabilidade do atleta estar em condições para disputar cada etapa. Será permitido acesso somente de bicicletas com condições de prova, ou seja, peças firmes e ajustadas, freios em bom funcionamento, pneus bem fixados, e capacetes com feixes de segurança em perfeito estado de funcionamento. Não será permitido ao atleta depois de feito o check in sair do bicicletário e entrar novamente.
No dia da Prova será permitida a entrega, no bicicletário, de óculos, sapatilha, capacete (obrigatório) e Kit de corrida, tudo perfeitamente numerado. Após o check in da bicicleta, esta, não poderá mais sair até o início e fim da etapa do ciclismo, tendo que permanecer no seu box correspondente. O atleta deverá deixar a área de transição com a camisa vestida, o número oficial à frente de maneira bem visível. O atleta só poderá subir e descer de sua bicicleta após a faixa de desaceleração (área de monte e desmonte), no final da transição.
A numeração do atleta será fornecida pela FEBATRI. O atleta é responsável pelo seu número. Será permitida propaganda dos patrocinadores no uniforme do atleta, não sendo permitido propagandas políticas ou abusos de linguagem. Atletas que transgredirem estas normas estarão sujeitos a advertência, desclassificação e ou suspensão.
14.1. NATAÇÃO:
Se a organização do evento vier a fornecer uma touca, será obrigatório o uso apenas da touca do evento. O uso dos óculos será opcional. Os atletas deverão nadar em trajes de banho com a numeração marcada em tinta pilot nos braços, costas e pernas (panturrilha e coxa) e ou adesivo (tatuagem temporária) fornecido pela organização. Não será permitido vestir a camiseta fora da área de transição.
14.2. CICLISMO:
14.3. CORRIDA:
Será permitido correr ou andar. Será sempre obrigatório o uso do ténis. O atleta deverá sair da área de transição com a camiseta vestida e o tênis calçado. Será sempre obrigatorio deixar a numeração fornecida de forma visível, devendo ultrapassar a linha de chegada com a numeração. Não será permitido correr com o dorso nu.
Não será permitido acompanhamento por estranhos à organização (Desclassificação).
Serão oferecidos líquidos durante o percurso e ao final da competição. A responsabilidade de manter-se no percurso e da contagem de voltas é do atleta.
Todos os resultados finais devem ser pronunciados em até 2h após o término de cada etapa com tempos finais de cada atleta, assim como sua classificação (ou desclassificação), com a solenidade de premiação sendo realizada em seguida.
15.1. RECURSOS:
Todo atleta poderá apresentar recurso contra o resultado de outro atleta, conforme o item 9º, através do representante dos atletas ou seu clube, no prazo máximo de até meia hora após divulgado o resultado, mediante preenchimento da ficha de recursos e o pagamento de R$150,00 (Cento e cinquenta reais). Se no julgamento o recurso for considerado procedente e deferido, o valor do depósito será devolvido ao reclamante. Desde que tenha participado do congresso técnico, com presença confirmada.
Febatri faz parceria com Governo do Estado da Bahia para realização de evento inovador de Triathlon
Aconteceu nesta segunda-feira (11), na Sede do Rotary Clube Jequié o lançamento do projeto do David Lucas Rumo aos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, na França.
A Praia de Inema, no Distrito Naval, em Salvador, foi palco para a primeira etapa do Campeonato Baiano de Aquathlon.