Salvador sedia competição internacional Global Challenge Brasil

19/12/2017 | Uma das maiores competições esportivas do mundo, a Global Challenge Family, realiza a sua mais nova edição em Salvador.

Com data marcada, as provas acontecem nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, no bairro de Itapuã. O evento, que chega a capital em parceria com a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel) e da Federação Baiana de Triathlon (FebaTri), reforça o calendário de eventos da cidade e fortalece Salvador como importante destino de turismo esportivo do Brasil.
 
A rede global de provas de Triathlon, Challenge Family, realiza competições nos quatro continentes, somando 22 países e participação de mais de 75 mil atletas. No Brasil, a marca atua há três anos e chega à Salvador trazendo suas tradicionais provas de triatlo e de corrida de rua. A expectativa é que a prova soteropolitana some cerca de mil atletas, com participantes de pelo menos dez diferentes países, entre eles atletas da Itália, EUA, Alemanha e Argentina.

Com uma série de competições que englobam provas para todas as idades. A principal prova da competição, a Half, tem percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k corrida. Uma prova muito especial que vai fazer os atletas suarem a camisa, mas com um visual e um clima que só Salvador pode oferecer.  Para envolver toda a família a marca mundial traz outras provas para a cidade. A Challenge Sprint Distance - com 750m de natação, 10 km de ciclismo e 5km de corrida, que podem ser feitas por homens e mulheres acima de 18 anos. Além do Challenge Júnior que tem três categorias com distâncias variáveis conforme a idade da criança e ainda o Challenge ForAll, com corridas de rua, nas modalidades 5k e 10k.

De acordo com o Prefeito ACM Neto, a atração de eventos esportivos do porte da Challenge é essencial para o fortalecimento de Salvador como referência em realizações de grandes competições. “Temos internamente um grande potencial de consumidor quando o assunto é esporte. Temos um ambiente propício para a prática de diversas modalidades, que vão desde os esportes de rua, passando pelos náuticos e até os mais radicais. O evento chega em um ótimo momento e vai trazer ótimos resultados para a Salvador”, ressalta o gestor. “O Challenge é uma das competições mais tradicionais do mundo e agora Salvador entra no calendário global da marca. Receber esse evento faz parte da nossa estratégia de fortalecer nosso posicionamento de importante destino de turismo esportivo do país”, completa o presidente da Saltur, Isaac Edington. 

Para o presidente da Febatri, Walter Kraus, essa é uma grande conquista e um sonho realizado para as centenas de triatletas da cidade. “O Challenge é um verdadeiro Festival, muito mais do que uma competição. O evento é uma verdadeira contemplação ao esporte que pode ser acompanhada por toda família”, destaca o presidente da Federação. 

Segundo o Secretário Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior, associar os eventos esportivos à atração de turismo e ao desenvolvimento econômico e social da cidade é um grande objetivo da gestão. “Sabemos que Salvador é uma cidade sem igual no quesito natural e cultural, mas ainda temos uma grande capacidade de realização de grandes competições esportivas com potencial de ampliar ainda mais a movimentação turística da cidade”, argumenta e Secretário. 

De acordo com o coordenador do Challenge Brasil, Fernando Café, o evento chega a Salvador para mostrar que esporte e carnaval são irmãos gêmeos. “Quem aguenta a maratona do carnaval, certeza que tem o gene do triatlo”, ressalta Fernando. O Challenge tem mais de quarenta provas em todo o mundo. No Brasil, são quatro: Cerrado (Brasília - Abril), Florianópolis (Jurerê Internacional – 2/12), Itaipu (Foz do Iguaçu 1/9) e a mais nova delas, a ForAll em Salvador (outubro). 

A organização e planejamento para o evento já começou e promete agradar ao público que vier participar da competição. “Salvador tem plenas condições de receber o evento com toda competência e organização que exige uma competição como essa. Temos expertise em realizações dessa magnitude e somos reconhecidos mundialmente por isso, a exemplo do Carnaval, da Copa do Mundo, entre outros. Tenho certeza que será um dos mais bem organizados Challenges do Mundo”, afirma o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. 

As inscrições para o Challenge Salvador são limitadas e devem ser realizadas no site www.blueticket.com.br, a partir desta quarta-feira (20), às 17h.

Sobre Salvador - A primeira capital do Brasil é famosa pela sua beleza natural, com a maior orla atlântica do país, e por sua cultural, que inclui mais de 500 anos de história e grandes nomes da literatura, a exemplo de Jorge Amado. Além de tudo, Salvador é destaque no quesito arquitetura e culinária. Com grande influência africana, a cidade é um polo de atrações e ações para todos os gostos e idades. Dona do maior carnaval do planeta, Salvador traz um calendário anual de eventos marcado por muita agitação. 

Dona do selo de Cidade da Música, parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, o que não vai faltar para quem visita à cidade é excelentes lugares para conhecer e se apaixonar pela musicalidade que só existe em Salvador. Além disso, o site oficial salvadormeucarnaval.com.br é uma excelente escolha para conhecer de perto alguns detalhes sobre a cidade e também para montar passeios durante os dias de estadia. Só quem conhece Salvador tem a dimensão real do que suas praias, histórias e cultura têm a oferecer.

AGENDE-SE

DESTAQUE

Classificação e convocação para Fyn 2018 ITU MultiSport World Festival

Confira o regulamento de classificação para o campeonato mundial Fyn 2018 ITU MultiSport World Festival


Mais uma revelação baiana no Triathlon

Uma das principais revelações do país nas categorias de base da temporada, o baiano de Jequié, David Lucas (16 anos), teve um ano mágico


Premiação dos melhores do ano 2017

Reconhecimentos, agradecimentos e homenagens


PARTICIPE

Contribua com sugestões  FALE CONOSCO